Ensino de Alfabetização para Aprendizes da Língua Inglesa: Estratégias Diferenciadas para Nível 1 - Apresentação PPT do PowerPoint
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Ensino de Alfabetização para Aprendizes da Língua Inglesa: Estratégias Diferenciadas para Nível 1
ESL Estratégias para o ensino de vocabulário e leitura. Trabalho apresentado na reunião anual de professores de inglês para falantes de outras línguas (TESOL), Nova York, NY. & Ndash; Apresentação do PowerPoint PPT
Título: Ensino de alfabetização para alunos de língua inglesa: Estratégias diferenciadas para o Nível 1
Ensino de Alfabetização para Aprendizes da Língua Inglesa
Estratégias Diferenciadas para Nível 1
Resposta ao Treinamento da Escola Piloto de Instrução
22-23 de julho de 2018
Indianápolis
Sandra Gutiérrez, Centro de Lingüística Aplicada
Conhecimentos sobre como ensinar eficazmente
Fonte Klingner (2018)
O que sabemos sobre o ensino de
Aprendizes do inglês?
Instrução de Leitura Baseada em Evidências
Os 5 componentes da alfabetização que devem ser
Explicitamente ensinadas para leitura eficaz
instrução
Consciência fonêmica
Fonética
Desenvolvimento de vocabulário
Fluência na leitura
Compreensão de leitura
Cresce em torno de 3 ª série.
Fonte Agosto Shanahan (2008), Goldenberg
Compreensão de leitura
(Folheto página 3)
A síntese de moderadores de personalidade
Efeitos de expectativa interpessoal em laboratório
Foram calculados cinco escores z combinados e
Probabilidades, uma para cada uma das cinco personalidades
Dimensões. O estudo foi utilizado como uma
Análise, e cada estudo foi ponderado igualmente. isto
Verificou-se que os experimentadores com maior
Influência social eram mais propensos a gerar
Efeitos de expectativa interpessoal. Os z combinados
Pontuação, com base em oito estudos, foi de 2,94,
Nível p associado de 0,0032 (bicaudal). o
N com segurança de falha, o número de estudos de soma nula
Necessária para aumentar a probabilidade combinada acima de p
05, era 10,02, ou 11.
Fonte Harris Cooper (1998)
Parceiro Discussão
Você pode ler este parágrafo fluentemente?
Você pode entendê-lo?
Por quê?
Por que não?
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TUNDRA
Tundra é frio, congelado a maior parte do ano.
Alaska do norte é tundra. Durante o inverno, o
O solo está congelado. Os dias são curtos. As plantas param
A maioria dos animais procura abrigo da neve
E vento. Somente animais com peles grossas ou penas
Sobreviver aos invernos da tundra.
Trecho da Educação Delta, Foss Science
Histórias Estruturas da Vida (2003)
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Seus alunos de 3ª série leram este parágrafo
fluentemente?
Eles entenderiam isso?
Por quê?
Por que não?
O que você precisaria fazer para ajudá-los
Compreender este texto?
Resultados da Pesquisa ELL Literacy Development
Explicitamente ensinando os cinco componentes
A instrução da leitura ajuda a ELLs!
MAS instrução de leitura não melhora ELLs
Alfabetização, tanto quanto a alfabetização não-ELL.
Portanto, ao trabalhar com ELLs, os professores devem
Instrução de alfabetização a ter em conta
Necessidades dos alunos.
Fonte Agosto Shanahan (2008), Goldenberg
Práticas educacionais promissoras para estudantes ELLs
Ensinar conteúdo, alfabetização e linguagem
Integrada e significativa.
Língua do andaime baseada no inglês do estudante
Proficiência para se certificar de que é compreensível.
Construa sobre o que os alunos já conhecem e ajudam
Desenvolver conhecimento de fundo que eles precisam.
Explicitamente ensinar vocabulário e linguagem acadêmica
(Linguagem formal requerida para ter sucesso
Escola).
Fornecer amplas oportunidades para
Concebida com o professor e seus pares.
Estrategicamente fornecer suportes de idioma nativo.
Ensinar estratégias de compreensão de leitura
explicitamente.
Práticas educacionais promissoras para estudantes ELLs
Ensinar conteúdo, alfabetização e linguagem
Integrada e significativa
Ensinar a linguagem através de conteúdos significativos e
Temas, segmentando conteúdo e idioma
Objetivos em cada lição.
Integrar todas as quatro competências linguísticas (leitura,
Escrever, ouvir e falar) em cada
lição.
Desenvolver a proficiência na língua oral inglesa
Contexto da alfabetização.
Incluir oportunidades freqüentes de prática
Leitura com uma variedade de materiais ricos,
Contextos significativos.
Fontes August Shanahan (2008) Cloud, Genesee
(2007) Goldenberg (2008) Klinger (2006) IES
(2007) Curto Fitzsimmons (2007)
Kindergarten Unit Alimentos Saudáveis e Insalubres
(Este plano de unidade foi criado por Courtney McGowan
De Sugarland Elementary School em Sterling, VA as
Uma parte do projeto de estudo da lição SIOP
Colaboração com CAL usada com permissão)
Leitura, Escrita, Ouvir, Falar!
Nossos alimentos favoritos
pizza
Sorvete
tacos
Peras
Massa
Bolo
Acho que uma maçã é saudável porque
Eu prevejo que a lagarta vai comer mais saudável
A minha comida favorita é que eu gosto de comer
Alimentos saudáveis são alimentos que
Práticas educacionais promissoras para estudantes ELLs
Língua do andaime baseada em estudantes Inglês
Proficiência para se certificar de que é compreensível
usando
Visuais e realia (objetos da vida real)
Materiais práticos
organizadores gráficos
gestos
discurso modificado
Texto adaptado (isto é, estrutura de frase simples,
elaboração)
leitores nivelados
Repetição / releitura
Leitura estreita (leitura de vários textos sobre a
Mesmo tópico)
Fontes August Shanahan (2008) Cloud, Genesee
Hamayan (2009) Echeverria, Vogt, Curto
(2007) Goldenberg (2008) Klinger (2006) IES
(2007) Curto Fitzsimmons (2007)
Lição coreana
Tornar nossas lições compreensíveis para os ELLs
Pense nos dois vídeos que assistimos. o que
Tornar o conteúdo mais compreensível ou
Contribuiu para uma compreensão limitada? Liste o seu
Respostas no gráfico T em seus folhetos. Esteja pronto
Para compartilhar suas idéias com o grupo.
Práticas educacionais promissoras para estudantes ELLs
Construa sobre o que os alunos já conhecem e ajudam
Desenvolver conhecimento de fundo que eles precisam.
Ativar e aproveitar o histórico dos alunos
conhecimento.
Validar e construir em casa e comunidade
Passando para os desconhecidos.
Ajudar os alunos a desenvolver o conhecimento básico necessário
Em tópicos e culturas não familiares.
Fontes August Shanahan (2008) Cloud, Genesee
Hamayan (2009) Echeverria, Vogt, Curto
(2007) Goldenberg (2008) Klinger (2006) IES Créditos da companhia advertisement
(2007) Curto Fitzsimmons (2007)
Caminhada da imagem da pré-leitura
Reflexão
Minerva Louise aprendeu? Por que ou por que não?
Ela aprendeu sobre o que acontece em
Por que criar plano de fundo?
Um conhecimento de esquemas de aprendizes do mundo
Fornece uma base para a compreensão, aprendizagem e
Uma ponte para o conhecimento de fundo
Escolas expectativas culturais, acadêmicas,
Alfabetização e exigências linguísticas
Escolas expectativas culturais, acadêmicas,
Alfabetização e exigências linguísticas
Estudantes de língua inglesa home culture, home
Linguagem, aprendizagem prévia, experiências prévias,
Interesse, etc.
Pré-requisito para se Basear nos Estudantes
CONHEÇA SEUS ESTUDANTES
CONHEÇA SEUS ESTUDANTES
CONHEÇA SEUS ESTUDANTES
CONHEÇA SEUS ESTUDANTES
CONHEÇA SEUS ESTUDANTES
Quem são seus ELLs?
Idiomas?
Países de origem?
Experiências e circunstâncias de imigração?
Culturas (por exemplo, alimentos, vestuário e tradições,
Também valores, atitudes, normas de comportamento,
De saber)?
Vida doméstica?
Proficiência em inglês (Links LAS)?
Inglês e alfabetização em primeira língua?
Formação formal e informal?
Interesses fora da escola?
Pergunte a si mesmo O que você precisa saber sobre
Seus ELLs? Como você vai aprender isso?
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Explicitamente ensinar vocabulário e linguagem acadêmica
(Linguagem formal requerida para ter sucesso
Escola).
Vocabulário chave
Um dos achados mais persistentes na leitura
Pesquisa é que a extensão dos alunos
Conhecimento de vocabulário está fortemente
Compreensão de leitura e ao seu
sucesso acadêmico.
Fonte Lehr, Osborn, Hiebert (2005)
Seleção de vocabulário-chave
Você está prestes a ensinar uma unidade sobre o ciclo de vida
Da borboleta.
Que palavras você ensinaria durante esta unidade?
Vocabulário-chave da Unidade de Ciências
Ciclos de vida
Metamorfose
Ovo, larva, lagarta, pupa, adulto.
Observar / observar
Registro, documento
Primeiro, segundo, então, em seguida, finalmente
Ciclo (bicicleta, reciclar)
Borboleta, asas, mudança, círculo
Instrução de Vocabulário Baseado em Pesquisa para ELLs
Fornecer múltiplas oportunidades para que os alunos
Estratégias para inferir o significado de
Fontes August, Carlo, Dressler, Snow (2005)
Carlo, agosto, McLaughlin, neve, Dressler,
Instrução de Vocabulário Baseado em Pesquisa para ELLs
Pré-ensinar o vocabulário-chave antes de ler ou
Aprendizagem.
Torne os significados das palavras acessíveis
Definições amigáveis aos alunos e contextuais
Informações através de texto significativo, visuais,
Gestos e exemplos.
Utilizar a primeira língua dos alunos (isto é, cognatos
Trem / tren, e texto L1) para apoiar o vocabulário
desenvolvimento.
Fontes August, Carlo, Dressler, Snow (2005)
Carlo, agosto, McLaughlin, neve, Dressler,
Lippman, Lively, White (2003) Calderon (2008)
Trabalho individual
Pense em uma lição que você vai ensinar no próximo ano.
Selecione 4-6 palavras chave de vocabulário
Usando visuais, organizadores gráficos, hands-on
Materiais, etc.
Anote idéias sobre como você vai se certificar
Os alunos usam (oralmente e por escrito) estas palavras
durante a lição.
Práticas educacionais promissoras para estudantes ELLs
Fornecer amplas oportunidades para
Cuidadosamente concebida com o professor e
Pares
Conversas instrucionais
Aprendizagem cooperativa (objetivo comum,
Papéis, grupo e responsabilidade individual)
Leitura guiada modificada (Avalos,
Plasencia, Chavez, Rascón, 2009)
Leitura de pares
Repetir e resumir em pares
Pense em pares
Role plays, teatro de leitores
O uso da linguagem é a aprendizagem de línguas
Fontes August Shanahan (2008) Cloud, Genesee
Hamayan (2009) Echeverria, Vogt, Curto
(2007) Goldenberg (2008) IES (2007) Curto
Fitzsimmons (2007)
Lição de jardim de infância
Veja a lição de matemática protegida do jardim de infância.
Discuta essas perguntas com um parceiro
O que o professor fez para garantir que os ELLs interagissem
(Língua-alvo produzida)?
Como esta lição de matemática suporta a linguagem e
Desenvolvimento da alfabetização?
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Estrategicamente fornecer suportes de idioma nativo.
Use L1 (primeira língua) e livros bilíngües.
Peça aos alunos que escrevam em ambos os idiomas.
Incentivar os membros da família a envolverem
Experiências pré-literárias e de alfabetização (poemas,
Rimas, contar histórias) em sua L1.
Fontes August Shanahan (2008) Cloud, Genesee
Hamayan (2009) Drucker, (2003) Echeverria,
Vogt, Short (2007) Mais na IMDb. com »
Promover níveis mais elevados de realização da
Inglês.
Isto é porque o que os alunos aprendem
A primeira língua se transfere para o inglês e pode ajudar
Eles aprendem inglês.
É por isso que os ELLs com alfabetização em primeira língua
Têm um tempo mais fácil aprender a ler e escrever
Inglês.
Fontes August Shanahan (2008) Goldenberg
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Ensinar estratégias de compreensão de leitura
explicitamente
Ativando conhecimento prévio / fazendo conexões
Determinação da importância
Fazendo perguntas
Visualizando
Resumindo
Obtendo críticas
Recontar
Reparação de avarias
Veja folhetos para obter idéias.
Considerações-chave ao implementar RtI com
ELLs
Inglês como segunda língua (ESL) e protegido
Instrução de conteúdo deve fazer parte do Nível 1 e
O currículo básico para toda a língua inglesa
Alunos.
A instrução básica para os ELL deve
conta
Linguagem dos alunos, alfabetização e conteúdo
Necessidades de aprendizagem.
Estudantes cultural, lingüístico, socioeconômico,
E experiências.
A instrução básica deve consistir em
Práticas que se mostraram eficazes com os ELLs
E são implementadas com fidelidade.
Fonte Klingner (2018)
Principais considerações ao implementar RtI com
ELLs
A equipe de decisão deve incluir alguém com
Experiência no processo de aquisição de
Variáveis culturais, e como distinguir
Entre aquisição de linguagem e LD.
As escolas devem utilizar métodos de avaliação
Fornecer uma visão abrangente da aprendizagem. Lá
Não é um único melhor teste ou estratégia de avaliação.
Diferentes avaliações utilizam diferentes habilidades
Conhecimento.
Numa escola diversificada, os alunos que
Intensivas e suplementares (Nível 2)
Não deve ser apenas o ELLs. Se a maioria dos ELLs não for
Referências (1)
Agosto, D. Shanahan, T. (Eds.) (2008).
Desenvolvimento da leitura e da escrita em
Alunos. As lições do relatório da Comissão
Painel de Alfabetização sobre Crianças de Língua Minoritária e
Juventude. Florença, KY Routledge. O Centro de
Linguística Aplicada e a Leitura Internacional
Associação.
Agosto, D. Carlo, M. Dressler, C. Snow, C.
(2005). O papel crítico do vocabulário
Desenvolvimento para alunos de língua inglesa.
Prática de Pesquisa em Incapacidades de Aprendizado, 20 (1),
5057.
Calderon. (2008, abril). Estratégias de ESL para
Vocabulário de ensino e leitura. Artigo apresentado
Reunião anual de professores de inglês para
Oradores de Outras Línguas (TESOL), Nova York,
NOVA IORQUE.
Carlo, M. S. Agosto, D. McLaughlin, B. Snow,
C. E. Dressler, C. Lippman, D. Lively, T.
White, C. (2003). Encerrando a lacuna Enfrentando a
Necessidades de vocabulário dos alunos de
Bilíngüe e mainstream classes. Leitura
Research Quarterly, 39 (2), 188-315.
Referências (2)
Cloud, N. Genesee, F. Hamayan, E. (2009).
Instrução de alfabetização para a língua inglesa
Um guia de professores para a pesquisa baseada em
Práticas. Portsmouth, NH Heinemann
Drucker, M. J (2003). O que os professores de leitura
Deve saber sobre alunos de ESL. A leitura
Cada um Vol. 57 (1) p.22-29 recuperado em Nov 6,
2004 de questia
Echevarria, J. Hasbrouck, J. (2009). Resposta
Referências (3)
Goldenberg, C. (2008). Ensino de inglês
O que a pesquisa faz e faz
não diga. American Educator, 32 (2), 8-22, 42-44.
Recuperado 6 de julho de 2018 do Educador Americano
Site http // aft / pubs-reports / american
_educator / issues / summer08 / goldenberg. pdf
Instituto de Ciências da Educação (IES). (2007).
Alfabetização eficaz e língua inglesa
Instrução para alunos de língua inglesa no
Elementar. Washington, DC IES, Nacional
Referências (4)
Tharp, R. G. (1997). De risco à excelência
Pesquisa, teoria e princípios para a prática
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